Ricardo Aronne
As referências deste artigo necessitam de formatação. (Julho de 2018) |
Ricardo Aronne[1] in memoriam
[editar | editar código-fonte]Na tarde de quarta-feira do dia 30/08/2017 faleceu o Prof. Dr. Ricardo Aronne [2] [3] [4], filho do ex-Procurador do Estado Dr. Gilberto Flávio Aronne e de Valderez Aronne. Pós-doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná, era professor titular da Universidade La Salle, tendo, anteriormente, lecionado na PUC-RS durante vinte anos. Palestrante renomado, com frequencia representava o Brasil em encontros internacionais de Direito, onde dissertava sobre os mais diversos assuntos, sempre a partir do ponto de vista de seus temas preferenciais de pesquisa: constitucionalização do direito civil, novo paradigma e hermenêutica (Sistemas, Discurso, Transdisciplinariedade, Complexidade e Caos), dignidade da pessoa humana, pensamento tópico sistemático, descodificação e função social.
Músico, guitarrista, foi pioneiro do rock pesado no estado do Rio Grande do Sul, tendo fundado a banda Spartacus, juntamente com Marco Di Martino, no inicio dos anos 1980. Foi ainda fundador das bandas Dramma (na qual deixa um CD quase completo, em fase de produção) e Black Triad - esta última com destaque internacional pelo disco "Genesis" - além de desenvolver intensa carreira solo como guitarrista, tendo lançado diversos singles ora disponíveis em plataformas digitais como o youtube.com.
Foi também comentarista e crítico de Direito, Economia, Política e Sociedade na Tv Pampa, afiliada à Rede TV, no programa Câmera Pampa. Deixa um filho, Felipe Aronne, de 18 anos e sua companheira Marcia Walter.
Reconhecimento da Comunidade Jurídica
[editar | editar código-fonte]"Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento do professor e advogado Ricardo Aronne, um dos grandes pensadores do nosso Direito Civil contemporâneo. Com uma vasta obra, Aronne nos fazia pensar o Direito Privado de maneira profunda e diferente. Além disso, destacava-se por sua visão multidisciplinar, notadamente pelas interações entre o Direito e a música. Era também considerado um dos notáveis guitarristas do rock brasileiro. Uma grande perda para o Brasil. Ficarão os seus legados e a saudade." Flávio Tartuce - 31/8/2017[5]
A OAB-ES lamenta profundamente o falecimento do advogado e professor Ricardo Aronne, nesta quarta (30), que atuava no Rio Grande do Sul, mas com participação nos cursos da ESA/OAB-ES. Ricardo Aronne era um grande civilista e se notabilizou pela vanguarda de seus estudos, especialmente no campo do Direito das Coisas e por sua abordagem filosófica.
O diretor da ESA, Rodrigo Mazzei, enfatiza que, além de advogado e professor, Aronne era um dos maiores guitarristas do Brasil, um verdadeiro artista. “Esse grande profissional desenvolveu teses extremamente de vanguarda. É uma perda irreparável. Fica um vazio, que jamais será preenchido".[6]
Alguns Artigos
[editar | editar código-fonte]→ Sistemas Jurídicos e Unidades Axiológicas [7]
→ O DIREITO CIVIL-CONSTITUCIONAL E O REINO DA DINAMARCA: HAMLET, CODIFICAÇÃO E O FANTASMA PATERNO [8]
→ Percepções acerca da responsabilidade civil do psiquiatra por erro de diagnóstico na internação compulsória[9]
→ Sentença e Processo de Conhecimento no Direito Civil do Estado Social Contemporâneo: Reflexões de Processo e Direito Civil-Constitucional
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]1 - Propriedade e Domínio: reexame sistemático das noções nucleares de direitos reais – Livraria do Advogado – 1ª edição 1999, 2ª edição 2014 - ISBN: 857348883.
2 - Por uma nova hermenêutica dos direitos reais limitados: das raízes aos fundamentos contemporâneos - 2001
3 - Do contrato parental à socioafetividade – 2004
4 - Propriedade E Dominio: A TEORIA DA AUTONOMIA
5 - Direito Civil-Constitucional e Teoria do Caos – Livraria do Advogado – 2006 - ISBN: 857348430.
6 - Propriedade e Domínio: A Teoria da Autonomia - Titularidades e Direitos Reais nos Fractais do Direito Civil Constitucional – Livraria do Advogado – ano ? .(2ª edição revisado por Simoni Tassarini Cardoso)
7 - Razão e Caos no Discurso Jurídico – Livraria do Advogado – 2010 - ISBN: 857348666.
8 - Estudos De Direito Civil Constitucional V.1 – Livraria do Advogado – 2004 - ISBN: 857348306.
9 - Estudos De Direito Civil Constitucional V.2 – Livraria do Advogado – 2004 -ISBN: 857348329.
10 - O Princípio Do Livre Convencimento Do Juiz – Livraria do Advogado – 1996 - ISBN: 858827884.
Referências
[editar | editar código-fonte]- ↑ https://revistas.ufpr.br/direito/about/editorialTeamBio/46773
- ↑ https://www.facebook.com/ricardoaronne
- ↑ https://twitter.com/ricardoaronne
- ↑ http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773502Y6
- ↑ http://www.migalhas.com.br/Leitores/264637
- ↑ http://www.oabes.org.br/noticias/oab-es-lamenta-o-falecimento-do-advogado-e-professor-ricardo-aronne-558518.html
- ↑ http://pidcc.com.br/artigos/032013/edicao_0305.pdf
- ↑ http://www.seer.ufal.br/index.php/rmdufal/article/view/1853
- ↑ http://www.revistas.usp.br/rdisan/article/view/144646/138949
- ↑ https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/09/1915431-mortes-professor-de-direito-e-metaleiro-tocou-com-o-motorhead.shtml
- ↑ http://www.wikimetal.com.br/ricardo-aronne-morre-um-dos-maiores-guitarristas-do-pais/
- ↑ https://rockbreja.com/ricardo-aronne-falece-aos-50-anos/